Como ajudar os filhos com a lição de casa

15 de março de 2019
Fazer as lições de casa pode não ser a atividade mais prazerosa para algumas crianças, mas é fundamental para que elas criem hábitos e se tornarem responsáveis quanto à aprendizagem. As tarefas escolares fazem parte do processo de aprendizagem escolar das crianças e jovens, e mesmo com os afazeres da vida adulta, é fundamental que os pais ajudem os filhos na lição de casa, destinando alguns minutos do dia para ficar de olho na realização dessas tarefas.

A lição de casa, assim como tudo o que é ensinado nas escolas, tem o seu valor. Elas são um meio de o professor analisar a compreensão do aluno sobre determinado assunto e mensurar a aprendizagem da turma. Por isso, ajudar os filhos com a lição de casa não significa fazer as atividades ou entregar rapidamente todas as respostas quando a criança ficar em dúvida.

Se ainda não sabe como ajudar o seu filho com os deveres de casa da melhor forma, continue a leitura e descubra como planejamento, comprometimento e incentivo fazem a diferença na aprendizagem!

Organize a rotina

Escolher o horário e local ideal para realizar as lições de casa é o primeiro passo para que as crianças e os pais consigam se organizar e manter a rotina. O horário pode ser decidido pela criança, pelos pais ou por ambos; tudo irá depender das obrigações das crianças e dos pais, mas é essencial que a realização dos deveres de casa aconteça em um horário em que os pais estejam disponíveis para auxiliar as crianças.

O local onde a criança realizará a tarefa também desempenha um papel fundamental para que ela entenda a importância de realizar as tarefas e se torne responsável por cumpri-las. O mais recomendado é que a criança utilize uma mesa, a da cozinha, por exemplo. Assim, a criança conta com espaço para organizar os materiais e realizar as tarefas adequadamente.

Monitore a criança

Sempre fique por perto, mas não pressione. Nos momentos em que a criança pedir ajuda, peça para que ela reconsidere a atividade, a dúvida, o motivo de ela não conseguir fazer. Peça para que ela leia novamente o que é pedido e ajude-a a organizar a linha de pensamento. Importante: nunca dê respostas sem ao menos fazer com que a criança tente entender o que está fazendo.

“Ih, mas eu também não sei o que fazer!” Calma! É normal que muitos pais não consigam orientar os filhos em algumas questões. Nesses casos, é fundamental que a criança entenda que isso é normal e que ela deve levar a dúvida para o professor na próxima aula.

Incentive o seu filho

Mostrar interesse e ânimo é fundamental para que a criança entenda que você está lá para ajudar, além de motivá-la a fazer a lição de casa e criar autonomia durante esse processo.

Tentativas e erros fazem parte do processo de aprendizagem, e é fundamental que a criança compreenda isso. Incentive-a a fazer novamente!

Mantenha uma boa relação com o professor

Uma dica valiosa para você ajudar seus filhos com a lição de casa da melhor maneira possível é sempre estar em contato com a escola. Participe de reuniões e encontros, fique de olho nas agendas e no aplicativo da escola (caso tenha).

Não é difícil ajudar os filhos com a lição de casa, basta um pouco de organização e comprometimento. Os pais são o espelho que as crianças têm em casa, então é preciso orientar os filhos corretamente e participar da vida escolar deles para que o rendimento e a aprendizagem não sejam afetados.

Agora que você já sabe como ajudar o seu filho com a lição, aproveite para descobrir como a motivação pode ajudar o desempenho escolar dele.

Deixe um comentário
Crianças “Em Foco”: estimular a atividade física na infância é fundamentalComo jogar videogame ajuda você a aprender inglês?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba mais!
Publicações recentes