Como jogar videogame ajuda você a aprender inglês?

21 de março de 2019

Dicas para transformar os games em uma ferramenta de estudos.

Para aprender inglês é necessário estudar, com dedicação e foco nos livros didáticos. No entanto, é possível desenvolver habilidades no idioma com a ajuda de outras ferramentas bem interessantes. É o caso dos videogames que, além de divertidos, podem ser uma opção bacana para você praticar seus conhecimentos e, de quebra, conhecer novas expressões. Nesta matéria, nós explicamos por que devemos investir no aprendizado do inglês e listamos algumas dicas para fazer isso acontecer. Vamos lá?

Por que é importante aprender inglês?
Considere que o aprendizado da língua inglesa é uma soft skill, com a diferença de que pode ser utilizada no mundo real. A verdade é que os conhecimentos de inglês podem trazer uma série de benefícios, como maiores chances de conseguir um emprego em uma empresa multinacional, facilidade de acesso a outros países e integração rápida com pessoas estrangeiras.

Apesar de muitos games atuais permitirem que o jogador selecione o idioma que deseja, ainda é comum encontrar alguns jogos antigos ou versões especiais que não foram dublados ou legendados para o português. Quando tiver a opção, prefira deixar em inglês, pois você estará automaticamente testando seu vocabulário e compreensão oral.

Como aprender inglês com games?
Agora que você já percebeu como os conhecimentos da língua inglesa podem afetar sua profissão e carreira, nós explicamos como usar os jogos para desenvolver ainda mais seus conhecimentos no idioma. Confira!

Busque por games adequados ao seu nível de conhecimento
Assim como acontece nas escolas de inglês, praticar os conhecimentos do idioma também envolve estar atento ao nível de dificuldade dos filmes, livros e jogos com os quais você entra em contato. Se você está aprendendo a língua há pouco tempo, por exemplo, não é interessante se desafiar a compreender o enredo de um game que traz muitas palavras ainda desconhecidas.

Portanto, a primeira dica é estudar inglês com jogos adequados aos seus conhecimentos. Resident Evil e League of Legends, por exemplo, são games que trazem poucos diálogos e, por isso, podem ser opções interessantes para os jogadores que ainda não dominam o inglês de maneira completa. Já para aqueles que têm nível de conhecimento médio, Skyrim ou Mass Effect são boas opções, pois permitem o uso de legendas. Por fim, para os que têm um conhecimento mais avançado do idioma, vale se aventurar em jogos de RPG, como Final Fantasy.

O importante é respeitar os seus limites e não tentar dar um passo maior do que você pode; afinal, não compreender um enredo pode deixar você frustrado e desestimulado para o aprendizado.

Acompanhe o storytelling do seu jogo
Muitos games trazem um enredo especial para acompanhar os personagens em suas missões desafiadoras. Além de ajudar o jogador a entender um pouquinho a história do jogo em si, esses momentos também permitem que você compreenda quais serão as próximas fases e até mesmo descubra dicas ou informações que podem ser úteis para superar os próximos obstáculos.

Portanto, acompanhar os diálogos que ajudam a construir a narrativa é essencial. Além de ajudar você a mandar bem no jogo, compreender tais informações ainda contribui para que você desenvolva suas habilidades de fala e escuta de uma maneira divertida. Então não tenha medo de dar um replay no jogo para ouvir um diálogo novamente ou mesmo se concentrar nos gráficos para compreender melhor o que está acontecendo e entender melhor o significado de uma palavra nova.

Em um primeiro momento, pode ser complicado acompanhar o enredo do jogo, mas aos poucos você irá se habituar ao universo fantástico e será mais simples compreender essa dinâmica.

Converse com outros jogadores
Por fim, esta dica é para aqueles que curtem jogos interativos online. É possível encontrar uma série de títulos que envolvem missões e desafios que devem ser jogados em conjunto. Essa abordagem permite que você entre em contato com jogadores de outras partes do mundo e converse com eles durante as partidas. Outra sugestão é aproveitar os fóruns online para tirar dúvidas ou conversar um pouquinho sobre o jogo.

A interação com outros jogadores que utilizam o inglês também contribui para o exercício das suas habilidades de escrita e fala, bem como aumenta a possibilidade de entrar em contato com novas gírias.

Curtiu as sugestões? O importante é transformar o jogo em uma ferramenta divertida que contribua para o seu aprendizado da língua inglesa. Assim, você terá a oportunidade de exercitar suas habilidades no idioma e terá seu vocabulário ampliado.

Deixe um comentário
Como ajudar os filhos com a lição de casa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba mais!
Publicações recentes